A literatura que aborda o assunto superdotação e altas habilidades é bastante abundante. A superdotação escolar, também conhecida como “Habilidade do teste ou da aprendizagem da lição, pois o que é facilmente identificado nos testes de QI para a entrada em programas especiais.
As crianças que apresentam superdotação escolar tendem a apresentar as seguintes características (Renzulli & Reis, 1997a):
Tira notas boas na escola |
Apresenta grande vocabulário |
Gosta de fazer perguntas |
Necessita pouca repetição do conteúdo escolar |
Aprende com rapidez |
Apresenta longos períodos de concentração |
Tem boa memória |
É perseverante |
Apresenta excelente raciocínio verbal e/ou numérico |
É um consumidor de conhecimento |
Lê por prazer Tende a agradar aos professores |
Gosta de livros técnicos/ profissionais |
Tendência a gostar do ambiente escolar |
Dentre suas características afetivo-emocionais deste grupo, Renzulli e Reis (1997a) destacam:
O superdotado do tipo “escolar” tem necessidade de saber sempre mais e busca ativamente por novas aprendizagens. No entanto, pode estabelecer metas irrealisticamente altas para si mesmo (às vezes reforçadas pelos pais) e sofrer por medo de não atingir tais metas. |
Demonstra perseverança nas atividades motivadoras a ele |
Apresenta grande necessidade de estimulação mental |
Apresenta grande intensidade emocional |
Tem paixão em aprender |
Revela intenso perfeccionismo. |
Já a superdotação criativo-produtiva implica o desenvolvimento de materiais e produtos originais; aqui, a ênfase é colocada no uso e aplicação da informação – conteúdo – e processos de pensamento de forma integrada, indutiva, e orientada
para os problemas reais. As crianças que apresentam a superdotação do tipo criativo-produtiva tendem a apresentar as seguintes características (Renzulli & Reis, 1997a):
Não necessariamente apresenta QI superior Pensa por analogias |
É criativo e original |
Usa o humor |
Demonstra diversidade de interesses Gosta de fantasiar |
Gosta de brincar com as idéias |
Não liga para as convenções |
É inventivo, constrói novas estruturas |
É sensível a detalhes |
Procura novas formas de fazer as coisas |
É produtor de conhecimento |
Não gosta da rotina Encontra ordem no caos |
Renzulli e Reis (1997a) destacam neste grupo as seguintes características afetivas e emocionais:
Investem uma quantidade significativa de energia emocional naquilo que fazem. |
Apresentam preocupação moral em idades precoces |
Necessitam de professores sensíveis aos seus intensos sentimentos de frustração, paixão, entusiasmo, raiva e desespero. |
Precisam do apoio dos adultos para persistir em suas tarefas ou para canalizar suas energias de forma mais eficiente. |
Frequentemente questionam regras/ autoridade |
Demonstram sensibilidade / empatia |
Demonstram autoconsciência |
Demonstram perceptividade (insight) |
Demonstram capacidade de reflexão |
Apresentam senso agudo de justiça |
Apresentam imaginação vívida |
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