terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Características cognitivas e afetivas do superdotado

A literatura que aborda o assunto superdotação e altas habilidades é bastante abundante. A superdotação escolar, também conhecida como “Habilidade do teste ou da aprendizagem da lição, pois o que é facilmente identificado nos testes de QI para a entrada em programas especiais.

As crianças que apresentam superdotação escolar tendem a apresentar as seguintes características (Renzulli & Reis, 1997a):

Tira notas boas na escola

Apresenta grande vocabulário

Gosta de fazer perguntas

Necessita pouca repetição do conteúdo escolar

Aprende com rapidez

Apresenta longos períodos de concentração

Tem boa memória

É perseverante

Apresenta excelente raciocínio verbal e/ou numérico

É um consumidor de conhecimento

Lê por prazer Tende a agradar aos professores

Gosta de livros técnicos/ profissionais

Tendência a gostar do ambiente escolar

Dentre suas características afetivo-emocionais deste grupo, Renzulli e Reis (1997a) destacam:

O superdotado do tipo “escolar” tem necessidade de saber sempre mais e busca ativamente por novas aprendizagens. No entanto, pode estabelecer metas irrealisticamente altas para si mesmo (às vezes reforçadas pelos pais) e sofrer por medo de não atingir tais metas.

Demonstra perseverança nas atividades motivadoras a ele

Apresenta grande necessidade de estimulação mental

Apresenta grande intensidade emocional

Tem paixão em aprender

Revela intenso perfeccionismo.

Já a superdotação criativo-produtiva implica o desenvolvimento de materiais e produtos originais; aqui, a ênfase é colocada no uso e aplicação da informação – conteúdo – e processos de pensamento de forma integrada, indutiva, e orientada

para os problemas reais. As crianças que apresentam a superdotação do tipo criativo-produtiva tendem a apresentar as seguintes características (Renzulli & Reis, 1997a):

Não necessariamente apresenta QI superior Pensa por analogias

É criativo e original

Usa o humor

Demonstra diversidade de interesses Gosta de fantasiar

Gosta de brincar com as idéias

Não liga para as convenções

É inventivo, constrói novas estruturas

É sensível a detalhes

Procura novas formas de fazer as coisas

É produtor de conhecimento

Não gosta da rotina Encontra ordem no caos

Renzulli e Reis (1997a) destacam neste grupo as seguintes características afetivas e emocionais:

Investem uma quantidade significativa de energia emocional naquilo que fazem.

Apresentam preocupação moral em idades precoces

Necessitam de professores sensíveis aos seus intensos sentimentos de frustração, paixão, entusiasmo, raiva e desespero.

Precisam do apoio dos adultos para persistir em suas tarefas ou para canalizar suas energias de forma mais eficiente.

Frequentemente questionam regras/ autoridade

Demonstram sensibilidade / empatia

Demonstram autoconsciência

Demonstram perceptividade (insight)

Demonstram capacidade de reflexão

Apresentam senso agudo de justiça

Apresentam imaginação vívida


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